domingo, 16 de janeiro de 2011

Homossexualismo


 Introdução

 Debate atual sobre a questão está cada vez mais acirrado e é natural que surjam dúvidas acerca do que a bíblia tem a dizer sobre o assunto e como devemos nos preparar para enfrentar o pecado da homossexualidade.

Definição:
Homossexualismo pode ser definido no adulto como pensamentos ou ações motivados por uma atração definidamente erótica (sexual-genital) por membros do mesmo sexo, resultando geralmente, mas não necessariamente, em relações sexuais com tais pessoas. Embora haja diferenças entre o homossexualismo masculino e feminino, usaremos o termo “homossexual” para nos referir a homens e mulheres.

Certamente, ao longo da sua história, a igreja tem enfrentado perseguição e crítica do mundo, mas em tempo algum ela foi tão freqüentemente denunciada como “má” por sustentar aquilo que são princípios bíblicos.

Em um passado não muito distante, homossexualismo era um crime e quase uma atrocidadade social. Tempo depois passou a ser uma doença e hoje é tratado apenas como uma opção fruto de um sistema biológico diferente (e nem mais deficiente, apenas diferente). Mas o que a bíblia nos diz é totalmente diferente.

Portanto, iremos sofrer perseguições. Estamos remando contra a maré.

Surgem cada vez mais interpretações bíblicas sofisticadas (e hereges) com a finalidade de defender o homossexualismo.

Mas... se mantivermos a idéia de que o homossexualismo é pecado, então, precisaremos não só defender essa posição, mas também desenvolver uma estratégia de sair em busca de homossexuais para incentivá-los ao arrependimento.

O debate com a comunidade, porém, não é fácil... Muito se fala até que a Bíblia seja aberta e pregada. Portanto, devemos estar atentos não só ao que é dito, mas a como é dito.

2) Homossexualismo é pecado

-Lv. 18:22
-Lv. 20:13
-Jz. 19:22,23
-Rm 1:26,27
-1 Co 6:9,10
-1 Tm 1:9,10


O que homossexuais (e simpatizantes) dizem? Que isso não se aplica a eles. Apenas àqueles que participam de relações sexuais contrárias à natureza e sem compromisso. Nada contra relacionamentos amorosos e estáveis.

Para eles a bíblia não fala de um homossexualismo “normal”, apenas da prostituição masculina cultual ou “contrária à natureza”. Para eles, a bíblia destaca que o comportamento sexual é privilégio dos relacionamentos de amor e compromisso. Para eles, relações hetero e homossexuais ocasionais são erradas, mas sexo no casamento ou em relações semelhantes ao casamento é bom.

Isso é extremamente complicado. Parece absurdo, mas está baseado no fato de que para alguns, o homossexualismo moderno não diz respeito a algo que o homem FAZ, mas a algo que o homem É.

Portanto, para eles, as “paixões infames” de Romanos 1:26 dizem respeito ao homossexualismo irresponsável ou ao comportamento homossexual praticado por alguém que tem a orientação heterossexual.

Ou seja, acreditam que HOMOSSEXUALISMO É UMA IDENTIDADE.
Infelizmente, alguns cristãos crêem dessa forma. Acreditam que é pecado, mas é algo que o homossexual É e não tem como mudar.

Não há esperança - Além desse problema, aqueles que crêem que o homossexualismo é uma identidade e não um pecado que precisa de arrependimento é que o melhor conselho a ser dado àqueles com tendência homossexual seria: “Olhe, mas não toque”. “Você sempre pensará nisso, desejará isso, mas não pratique o homossexualismo”.“E lembre-se: tudo posso naquele que me fortalece”.

Quem ouve isso nunca terá a chance de lutar contra o pecado e arrancar suas raízes da imaginação, além de que acabariam achando justo estarem iradas com Deus por lhes dar uma orientação e depois se recusar a permitir que ela seja colocada em prática.

Quando olhamos para o AT e o NT e suas proibições claras com relação ao homossexualismo, vemos que a prática homossexual viola a santidade de Deus através de um comportamento reprovado pela Palavra.

Biblicamente, não existe uma orientação homossexual...


Pecado é voluntário


Biblicamente, a natureza do pecado é voluntária – as pessoas pecam porque elas querem pecar (Tg 1:13-15). O pecado vem dos nossos desejos. Ninguém peca esperneando e gritando... peca porque quer!!!

Fazer uma distinção artificial entre a prática e a tendência homossexual contraria a constante ligação que a Bíblia faz entre desejo/tendência e prática. Se a prática era proibida nas Escrituras, o desejo também era. (Mt 5:21-22; 27-28).

Um homossexual desafiado a pensar biblicamente pode começar a mudar.


Mas e se houver amor e compromisso entre os homossexuais?

A bíblia condena um homem se deitar com um homem, independente da lealdade ou amor de um para com outro. Da mesma forma, um casal adúltero que pode estar envolvido num relacionamento amoroso, mas mesmo assim pecaminoso.

O amor não é simplesmente a ausência de prejuízo evidente contra outra pessoa. Ele não deve ser entendido por nossa definição, mas pela de Deus. Biblicamente, ele é definido como obediência a Deus. Não somos nós que decidimos por conta própria a forma que o amor deve ter. Deus no diz como amar. Quando amamos dentro dos nossos termos, e não dentro dos termos de Deus, estamos pecando.

O pecado não está no plano do homem contra-homem. O pecado está no plano do homem-contra-Deus.


POSIÇÃO BÍBLICA


Será que os homossexuais não lutam pelo benefício da dúvida a fim de aliviarem suas consciências?

A posição bíblica é que a sexualidade humana faz parte da ordem da criação. O plano ordenado por Deus para o relacionamento sexual é homem-mulher.

Cabe à igreja advertir e repreender aqueles que se chamam cristãos, mas persistem na prática homossexual, e também ensinar ativamente que a tendência homossexual é pecaminosa.

A igreja nunca pode dizer que há uma orientação homossexual moralmente neutra e constitucional. Suplicar àqueles que lutam com desejos homossexuais que simplesmente se abstenham de colocá-los em prática seria pecar contra estes irmãos e irmãs, deixando de ensinar a lidarem com seus desejos pecaminosos.


CAUSAS BIOLÓGICAS


(muito se fala sobre as causas biológicas – INAH3 – variação de hormônios nessa área do cérebro)

A resposta sexual do ser humano é muito complexa para ser reduzida a um déficit de neurônios.

Os cristãos devem continuar firmes na sua posição de que a biologia não é capaz de nos fazer pecar. No melhor dos casos, a biologia é semelhante a um amigo que nos tenta a pecar. Em certos casos o amigo pode nos perturbar, mas podemos repreendê-lo e resistir a ele.

EX.: Quando estamos cansados e com fome. Lembre-se, Jesus aguentou firme: Mt 4

Disposição genética “pode ter” alguma influência, mas NUNCA DETERMINATIVA. A causa final do pecado é sempre um coração pecaminoso.

2 Co 4:16 – crescemos apesar do nosso corpo físico
1 Pe 1:18 – crescemos apesar da influência familiar

Uma perspectiva bíblica reconhece que há várias influências psicológicas e biológicas atuando no desenvolvimento do homossexualismo, e nos adverte a não nos limitarmos na consideração das diversas influências possíveis. Ainda assim, a Bíblia é inflexível no dizer que não é aquilo que nos influencia que nos torna “impuros”. Pelo contrário (Mc 7:21-23).

Isso significa que a orientação pecaminosa tem inúmeras expressões em nossa vida. Para alguns é cobiça ou inveja, para outros é ira pecaminosa, para outros ainda podem ser desejos homossexuais.

Somos todos mendigos da graça!!!


O PROCESSO DE MUDANÇA


Assim como todos os pecados... o desejo homossexual não cede fácil nem rapidamente. Ele é mortificado ao longo do tempo, mas certamente possível:

1 Co 6:11 – “Tais fostes...”

O método de mudança consiste no conhecimento de nós mesmos e de Deus (à luz da Bíblia). Esses temas devem ser apresentados em amor e com disposição para ouvir o homossexual.

Perguntas que ajudam a conhecer a pessoa:

-Como a pessoa encara sua luta contra a homossexualidade?
-Quais as circunstâncias que moldaram a expressão atual de homossexualismo?
-A pessoa foi estrupada?

Ser vítima não explica o homossexualismo, mas Deus certamente fala com compaixão àqueles que foram alvo do pecado de outros.

Para conhecer a graça do perdão de Deus, os homossexuais precisam conhecer a verdade a respeito de si mesmos: eles são pecadores necessitados da graça.

O alvo é entender o que Deus diz. O alvo é aprender a “pensar o que Deus pensa”.

Entender que Deus é Santo. Nisso não há paralelos. Quando testemunhamos Seu perdão, aprendemos o temor do Senhor (Sl 130:4).

O conhecimento da majestade santa de Deus e do perdão por Ele concedido firmou Isaías no temor do Senhor para o resto de seu ministério como profeta. Certamente, o temor do Senhor é o começo de uma vida sábia, e também o alvo. Temer a Deus nos ajuda a odiar o mal (Pv 8:13).

Se de fato o homossexual teme a Deus, ela passa a odiar o mal, o que inclui a homossexualidade!!!

O alvo, mais uma vez, é pensar os pensamentos de Deus em lugar dos nossos.

Deus está operando, dando poder para lutar, relembrando-nos de que a luta é normal, santificando-nos progressivamente, e dando-nos o privilégio de depender de Cristo constantemente pela fé.

Uma igreja eficaz tem lugar para ministrar a homossexuais dispostos a mudar!

Estudo desenvolvido pelo Pr. Leandro da Igreja Batista de Itaú de Minas - MG