domingo, 9 de outubro de 2011

Quando a vontade de Deus não é ouvida



Leitura diária: Miquéias 2.5-8
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 14, 15 e 16

A reação contra a profecia de Miquéias vai ser muito grande. Os tempos em que viveu, nos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, principalmente este último, eram ainda de alguma grandeza do Reino do Sul, em Jerusalém, ainda que o Reino do Norte, em Samaria, já se esfacelasse. Assim, a sua palavra não era aceita nem bem recebida em hipótese alguma, a ponto de exclamarem os seus opositores:

"Não profetizeis; assim profetizam eles,
não se deve profetizar tais coisas; não nos alcançará o opróbrio"
(Mq 2.6).

Eles não queriam ouvir a voz de Deus na profecia de Miquéias. Ela era recriminadora a muito de seus atos e pensamentos e isto os irritava, pois queriam ouvir profecias que viessem ao encontro daquilo que planejavam e faziam. Assim, eles se opunham à mensagem do profeta do Senhor, pois esta, além de reprová-los, aconselhava-os a mudar toda uma forma de vida que haviam adotado e que lhes era agradável. Diante desta oposição, o profeta vai mais longe e indaga ainda convidando-os à reflexão e à mudança de procedimento: "e não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda retamente?" Isto é, perguntava o profeta, se vocês estão vivendo de acordo com a vontade do Senhor, logicamente, as minhas palavras vão fazer bem e não mal a cada um de vocês. Se assim viverem, reta e dignamente, vocês não terão o que temer.

Escreve um dos comentaristas mais prestigiados: "Miquéias foi homem corajoso, dotado de fortes convicções e de rara fé pessoal. Suas características de caráter e de atitudes eram moralidade estrita, inflexível devoção à justiça tanto na lei quanto nas ações práticas e grande simpatia para com os pobres".

Será que temos crentes hoje segundo este perfil? Será que nossos líderes e pastores estão vivendo desta forma? Será que ainda temos homens de acordo com este retrato? Que em nossas igrejas e organizações possamos ver ainda homens e mulheres de Deus, vivendo de forma a honrar o perfil deste profeta, "menor" no título, porém, "maior" em sua estatura moral, social e espiritual. Que tenhamos novos "Miquéias" hoje, profetizando para o mundo aquilo que ele precisa ouvir.


Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para honrar o teu nome, vivendo dignamente diante da sociedade de hoje, para que todos possam ver a "beleza de Cristo" em mim.


http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=134&Itemid=9